Quando chega na região, Anacleto Falci já encontra ali as seguintes famílias: Boechat, Gabriel de Aquino, Pitol, Tomé, Barbosa, Pigorette, e Pomarolli.
Já em 1951, Anacleto Falci consegue levar até o povoado a primeira escola estadual da região, mas não para aí a sua luta. À 12 de dezembro de 1953 consegue a elevação do povoado à distrito pela Lei nº 1.039, desmembrando do distrito de Sapucaia (atual município de Sapucaia do Norte), que pertencia na época ao município de Galiléia. O distrito recebe o nome de Divino das Laranjeiras, nome originado do seu padroeiro (Divino Espírito Santo) e das laranjeiras que enfeitavam seu território.
Com a descoberta da Mica, Cristais e Pedras Coloridas(semi preciosas), o distrito a por sua melhor fase, com a vinda de vários forasteiros para a sua extração. Em 1962, ganha importância suficiente, ando a município pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro, contando também com o distrito de Central de Santa Helena.
O município é formado por serras e planícies, conta com algumas elevações de pouca importância. O solo é bom para a agricultura(uma das principais fontes de renda). A vegetação é formada por serrados e pastagens. Possui lavras de Cristal e Mica.
FORMAÇÃO ISTRATIVA:
O distrito foi criado em 12/12/1953 pela Lei nº 1.039, e o município em 30 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764.
Na ocasião, era composto dos distritos de Divino das Laranjeiras e Central de Santa Helena. Atualmente, compõem-no os de Divino das Laranjeiras e Central de Santa Helena criado pela Lei nº 1.039 de 12/12/1953(mesma Lei que criou o município de Divino das Laranjeiras).
FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:
O município de Divino das Laranjeiras está jurisdicionado à Comarca de Galiléia, de 1ª Entrância, desde sua emancipação.
TURISMO E EVENTOS:
Entre as datas cívicas e religiosas, são comemoradas principalmente:
Festa do Divino - Padroeiro da cidade, comemorado no mês de maio com Missa em ação de graças, Terço e Procissão;
Emancipação Política, comemorado à 30 de março, com baile.
Principal atração turística:
Cachoeira da Macedônia, atrai turistas dos municípios vizinhos, por causa de sua área verde e água clara, fica a uns 10km da sede municipal.
Fonte: IBGE