Gasparino era proprietário da fazenda Santa Maria da Vereda. Nessa região, às margens do córrego Borrachudo, o comerciante de gado fazia seu primeiro pouso após sair de terras goianas rumo a Montes Claros.
Mesmo ando rapidamente pelo local, ele já vislumbrava ali uma cidade. E foi buscando concretizar esse sonho que João Gasparino procurou o proprietário daquelas terras, seu amigo e compadre João Antônio Coutinho, para que doasse parte dessas para a fundação do povoado.
Inicia-se a demarcação do local com piquetes, balizas, indicando ruas, avenidas, casas residenciais, casas comerciais, escolas, praças, igreja e campo de futebol.
A notícia correu por toda região. Fez-se a distribuição de lotes aos interessados a residirem no local, colaborando com tão significativo empreendimento.
A povoação se inicia em 1939.
Por iniciativa de Saulo Pimenta de Carvalho, é construída a primeira igreja do povoado de Bonito, a Igreja do Bom Jesus. As imagens do padroeiro e de Nossa Senhora do Socorro foram adquiridas por Gasparino em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Formação istrativa 5x5b1n
Distrito criado com denominação de Bonito, pela Lei Estadual n.º 6.769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Januária.Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Bonito, figura no município de Januária.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito de Minas, pela Lei Estadual n.º 12.030, de 21-12-1995, desmembrado de Januária. Sede no atual distrito de Bonito de Minas (ex-Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE