Sabendo, por intermédio de um caçador de Itapetininga, da existência de ouro nas nascentes do Rio "Apiaí" veio então a estabelecer-se no lugar, de nome "Capoeiras" (hoje o distrito de Araçaiba), tendo depois seguido adiante fundando uma das primeiras povoações, que dariam origem ao município de Apiaí, com o nome de Santo Antonio das Minas.
Em 1.770, o governador D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura elevou o povoado à categoria de vila com nova denominação de Santo Antonio das Minas de Apiaí.
A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes. O mais antiga, hoje conhecido como Vila Velha dos Peões, distantes alguns quilômetros de Apiaí atual, compunha-se de escravos e aventureiros, dispostos a mudarem- se para o primeiro lugar que lhes oferecessem melhores vantagens. Foi assim que à procura de ouro, muitos foram estabelecer-se junto ao Morro do Ouro (localizado no centro do município), dando origem a outra povoação. Mais tarde, ocorrendo ali um desmoronamento em que cem pessoas morreram soterradas, paralisando-se a mineração, visto que o Morro estava com muitas escavações para a exploração do precioso ouro, podendo ocorrer novos desmoronamentos, mesmo porque não havia ouro em quantidade suficiente para satisfazer a ambição de todos os exploradores (ingleses, americanos e os japoneses), muitos abandonaram o lugar e outros embrenharam-se nas matas vizinhas dedicando-se a lavoura.
Tais núcleos de povoação foram elevados, por Portaria de Morgado de Mateus e sancionada pelo governador de São Paulo, D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura, à categoria de município, no ano de 1771. Constitui-se então o município dos atuais territórios, que hoje são os municípios de Ribeira, Iporanga e parte do Paraná (cidades estas que hoje fazem parte do Parque Estadual Turístico do Vale do Ribeira - PETAR).
Formação istrativa 5x5b1n
Antiga povoação de Santo Antônio das Minas de Apiaí. Ignorando a data de criação do distrito, no município de Sorocaba.Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antonio das Minas de Apiaí, pela Portaria de 14-08-1771. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-08-1773.
Pelo Decreto de 09-12-1830, é criado o distrito de Iporanga e anexado a vila de Santo Antônio das Minas de Apiaí.
Pela Lei Provincial n.º 8, de 04-03-1843, transfere o distrito de Iporanga da vila Santo Antônio das Minas de Apiaí para a de Xiririca (atual Eldorado).
Elevado à condição de cidade com a denominação de Apiaí, pela Lei Estadual n.º 1.038, de 19-12-1906.
Pela Lei Estadual n.º 1.151, de 18-12-1908, é criado o distrito de Itaóca (ex-Capela das Tocas) e anexado ao município de Apiaí.
Em divisão istrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Apiaí (ex-Santo Antônio das Minas de Apiaí) e Itaóca.
Assim permanecendo em divisão istrativa referente ao ano de 1933.
Fonte: IBGE