A ocupação do território se deu em função de dois fatores fundamentais: primeiro pela sua localização geográfica, situada em ponto de agem obrigatória na ligação principal do Triângulo Mineiro com o estado de Goiás. O outro aspecto, que caracteriza, também, seu rápido desenvolvimento, deveu-se à extrema fertilidade de suas terras, que atraíram os proprietários de terras, principalmente das vizinhanças, que aram a cultivá-las diretamente, ou à meia, terça ou por arrendamento.
A antiga denominação do local era Lagoa Seca. Com a instalação do estabelecimento comercial ou a ser conhecido por Vendinha e logo constitui-se em um ponto de parada para os que ali transitavam, vindo a denominar-se CENTRALINA, em 1935, nome esse escolhido pelo cidadão João Elias , um dos antigos moradores do povoado.
FORMAÇÃO ISTRATIVA
Foi distrito de Centralina criado por força da Lei Estadual nº336, de 27 de dezembro de 1948, integrado ao município de Canápolis.
A Lei Estadual de nº1.039, de 12 de dezembro de 1953, que fixou o quadro da Divisão Territorial para vigorar no quinquênio 1954-58, criou o município de Centralina, com apenas o distrito sede e subordinado ao Termo e Comarca de Canápolis , tendo sido instalado em 1º de janeiro de 1954, pelo intendente Maurício Pereira Magalhães.
FORMAÇÃO JURÍDICA :
Centralina, desde a sua criação é jurisdicionado à Comarca de Canápolis.
Fonte: IBGE